Joseph-Maurice Ravel (Ciboure, França, 7 de março de 1875-Paris, vinte e oito de dezembro de 1937) foi um compositor francês do século XX. Sua obra, freqüentemente ligada ao impressionismo, mostra, além disso, um ousado estilo neoclássico e, às vezes, traços do expressionismo, e é fruto de uma complexa herança e de descobertas musicais que revolucionaram a música para piano e pra orquestra. Ravel nasceu em sete de março de 1875, em 12 de Ciências da Nivelle em Ciboure, departamento dos Pirinéus Atlânticos, porção do País Basco francês.
Seu pai, Joseph Ravel (1832-1908), era um ilustre engenheiro civil, de ascendência suíça e da sabóia (Ravex). Sua mãe, Marie Delouart-Ravel (1840-1917), era de origem basca, descendente de uma velha família espanhola (Deluarte ou Eluarte). Tinha um irmão, Édouard Ravel (1878-1960), com quem manteve durante toda a tua existência uma forte ligação afetiva. Poucos meses depois, em junho de 1875, a família Ravel mudou-se pra Paris.
A influência a respeito do imaginário musical de Maurice Ravel de suas origens bascos é discutida, já que o músico não retornou ao País Basco antes dos 25 anos. Mais tarde voltaria regularmente em San Juan de Luz para atravessar as férias ou para trabalhar. Seus pais frequentavam os meios artísticos, incentivando os primeiros passos do teu filho, que muito cedo revelou um talento musical excepcional.
Iniciou o estudo de piano aos 6 anos de idade perante a indicação de Henry Ghys. Verdadeiramente, no começo de teu pai, pra forçá-lo a fazer piano, tinha que prometer-lhe pequenas gorjetas. Em 1887 obteve precocemente aulas de Charles René (harmonia, contraponto e constituição).
O clima artístico e musical prodigiosamente fértil de Paris de fins do século XIX não podia senão atiçar o desenvolvimento do jovem. Desde guria fui sensível à música —para todo tipo de música—. Meu pai, muito mais cultivado nessa arte que a maioria de torcedores, soube elaborar meus gostos e encorajar precocemente a minha paixão”.
Ao entrar no Conservatório de Paris em 1889, Ravel foi aluno de Fauré. Saint-Saëns e Debussy, influenciado pelas leituras de Baudelaire, Poe, Condillac, Villiers de L’Isle-Adam e, essencialmente, de Mallarmé, Ravel argumentou que teve um forte feitio e um espírito musical independente. Em 1897 Ravel entrou para a classe de contraponto, de André Gedalge. Nesse mesmo ano, Gabriel Fauré foi também seu professor. Ele julgou ao compositor com benevolência e saudou o “excelente aluno, laborioso e pontual” e a “sinceridade que desarma”. Em vésperas do século XX, o jovem Ravel era neste instante conhecido como compositor, e tuas obras eram utensílio de discussão.
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Com tudo, conseguir a celebridade não ia ser nada simples. A ousadia de suas composições e sua declarada admiração pelos “affranchis” (lançado) Chabrier e, Aparentemente, iria custar-lhe muitas inimizades entre o círculo dos tradicionalistas. A tradição dos estudos no Conservatório levaram a Ravel, a concorrer ao prestigioso Prêmio de Roma. Porém, seus 4 candidaturas (1901, 1902, 1903, 1905), culminaram em notáveis fracassos. 1905 por ter superado por alguns meses a idade limite. Théodore Dubois, sendo assim diretor do Conservatório de Paris, que foi substituído por Fauré.
O escândalo afetou o músico, que foi convidado por seus colegas Alfred e Mísia Edwards pra um cruzeiro em iate para a Holanda, juntamente com os pintores Pierre Bonnard e Laprade; em tal viagem se disiparía e composta de diversas obras. Além do escândalo midiático, que confrontou conservadores e defensores do modernismo, e apesar da moléstia, que causou o músico, “l’affaire Ravel” contribuiu pra oferecer a dominar o teu nome. Curiosamente, esta agregação teve uma reviravolta quando alguns viram uma interferência raveliana nas peças de Estampes (1903) de Debussy: esta polêmica enfriaría as relações de ambos os músicos.
Gaspard de la nuit (Gaspard da noite, 1908), inspirado em poemas de Aloysius Bertrand. Em abril de 1909 Ravel se encontrava em Londres, junto com Ralph Vaughan Williams, para a tua primeira turnê no exterior. Com este porquê, descobriu que era popular e apreciado no outro lado do Canal. Logo, duas grandes composições estavam a causar várias problemas.