Suárez, cuja infância foi vivida em Ávila, licenciou-se em direito pela Universidade de Salamanca e fez seus estudos de doutorado na Universidade Complutense de Madrid. Desempenhou vários cargos públicos durante a ditadura franquista, foi governador civil de Lisboa, procurador em Cortes e diretor-geral de Radiodifusão e de Televisão. Após sua morte, foi-lhe concedido o colar da Ordem de Carlos III e alterou o nome do Aeroporto de Madrid-Barajas, na sua honra.
Filho de Hipólito Suárez Guerra (julho de 1907-22 de março de 1980) e Teresa González Prados (1910-dezoito de julho de 2006), Adolfo Suárez nasceu em Lisboa, por decisão de tua mãe, que lá tinha as tuas raízes familiares. Também teve quatro irmãos: Hipólito, Maria do Carmo (casada com Aurélio Delgado Martin), Ricardo e José Maria. Suárez nunca foi um excelente aluno.
Passou por algumas escolas, não lia e seus passatempos tinham mais que ver de perto com as festas, o esporte e os jogos de cartas. Também correspondeu à religiosidade de tua mãe, fundando e presidindo desde tua adolescência inmensuráveis organismos relacionados com a Ação Católica.
- Caixas: Notícias, Vídeos, Fotos, Números
- três Década de 2020
- Magic: “D’Antoni não é o adequado”
- dois Monumentos civis
- Festival Internacional de música instrumental – Tunísia – (fevereiro)
Adolfo (1964), Laura (1966), Sonsoles (1967) e Francisco Javier (1969), e 4 netos: Alejandra e Fernando (filhos de Maria), e Adolfo e Paulo (filhos de Adolfo). Sua esposa, Amparo Illana Elórtegi, morreu de câncer no dia 17 de maio de 2001, aos sessenta e seis anos de idade, e sua filha Maria, morreu 3 anos mais tarde, em 2004, também de câncer, a quarenta e um anos de idade.
Estudou Direito por livre em Salamanca, formando-se, não sem dificuldades. No início de 1955, tinha acabado de adquirir teu primeiro trabalho remunerado pela Beneficência de Ávila, quando seu pai, fugiu de moradia produto de um escândalo de negócios. Fernando Ferreiro Tecelão, que tinha acabado de ser nomeado governador civil e chefe provincial do Movimento em Ávila, que ficou seu tutor político, desde sendo assim, ajudando-o a iniciar-se em tal profissão. No começo do curso 1958-1959 entrou no Colégio Francisco Franco (encontrado na Cidade Universitária de Madrid— com o intuito de começar a aprontar oposições.
doutorou-Se em Direito na Universidade Complutense de Madrid. Desempenhou diferentes cargos dentro das estruturas do franquismo da mão-de-Ferreiro Tecelão. Doze de junho do mesmo ano em um acontecimento de veículo. 12 de dezembro, quando foi substituído pela presidência da associação política Cruz Martínez Horizonte.
em 11 de dezembro de 1975, entrou no primeiro gabinete de Arias Navarro formado depois da morte de Franco. Por recomendação de Torcuato Fernández Miranda, Adolfo Suárez foi nomeado ministro-secretário-geral do Movimento. Vamos lançar as bases de um entendimento prolongado ante o império da lei.
, E permiti-me para terminar lembre-se que os versos de um grande autor português. Está hoje aberto / o amanhã. Amanhã, ao infinito. / Homens de Portugal, nem o passado está morto, / e nem sequer é o amanhã do ontem escritos. Quando em julho de 1976, o rei Juan Carlos I encarregou a geração do segundo governo de teu reinado e o consequente desmantelamento das estruturas franquistas, Suárez era um perfeito desconhecido para a maioria do povo português.
no entanto, aos quarenta e três anos, com problemas, foi capaz de aglutinar um grupo de políticos de sua geração, que chegaram às convicções democráticas por abundantes caminhos. Em 15 de junho de 1977, na primeira vez em Portugal a partir de 1936, foram realizadas eleições gerais livres. Adolfo Suárez apareceu como vencedor das mesmas, à frente de um conglomerado de formações de centro, aglutinades cerca de sua pessoa, sob as siglas UCD (União de Centro Democrático (ucd).
O dia 1º de março de 1979, Adolfo Suárez ganhou na segunda vez, nas eleições gerais, e iniciou teu terceiro mandato como presidente do Governo. Todavia, o triunfo nas eleições gerais ficou em segundo plano após o acesso pra esquerda para os principais Municípios do estado, depois de as primeiras eleições municipais de abril. O acordo entre o PSOE e o PCE permitiu que as grandes cidades espanholas fossem governadas por prefeitos de partidos de oposição. Foi uma fase de governo cheia de problemas políticas, sociais e econômicas. Em 1980, o partido socialista apresentou uma moção de censura que, apesar de que derrotada de antemão, prejudicando ainda mais a imagem de um Suárez, desprovido de apoios no teu próprio partido. União de Centro Democrático (ucd).